O Centro PsiVerde destaca-se pela qualidade de excelência dos serviços prestados, pelo profissionalismo, frescura e simpatia de toda a equipa. Preza ter uma equipa multidisciplinar, na qual os seus membros são especializados nas áreas da Psicologia Clínica, Psicoterapia, Fisioterapia, Terapia da Fala, Medicina Dentária e Cirurgia Plástica. A nossa acção visa promover o equilíbrio e o bem-estar, oferecendo vários serviços não só de prevenção como também de recuperação física e psicológica.

A equipa que integra o Centro PsiVerde tem vindo a desenvolver a sua experiência clínica em importantes contextos públicos e privados, e permanece actualizada pelo investimento na contínua formação profissional dos seus colaboradores, de forma a garantir um acompanhamento mais eficaz.

Com uma identidade própria, todos os colaboradores do Centro PsiVerde têm como objectivo ir ao encontro das suas necessidades oferecendo-lhe cuidados que o ajudarão a enfrentar qualquer fase da sua vida.


Seja bem-vindo e encontre o seu bem-estar!

Centro Psiverde

O que Fazemos

  • Motricidade Orofacial

    Relaciona-se com o desenvolvimento, aperfeiçoamento e reabilitação dos órgãos fonoarticulatórios e região cervical, bem como das respectivas funções estomatognáticas (a sucção, a mastigação, a respiração e a fala). O terapeuta da fala intervém em casos de disfunção temporomandibular, paralisia facial, hábitos orais nocivos, respiração oral e no aprimoramento da estética facial.

  • Deglutição

    A deglutição consiste na capacidade de transporte dos alimentos desde a boca até ao estômago. Por questões neurológicas ou mecânicas podem ocorrer dificuldades em uma ou mais fases da deglutição, comprometendo assim uma nutrição e hidratação segura.

    O Terapeuta da Fala avalia e intervém na reabilitação da deglutição, em casos de disfagia.

    Engasga-se quando come ou bebe água?

    Fica com os alimentos na boca durante muito tempo?

  • Fluência

    A fluência consiste na capacidade de encadear os sons da fala de forma contínua, possibilitando assim um discurso fluente, com ritmo e pausas adequadas. Um discurso não fluente caracteriza-se por bloqueios no início da emissão, repetições ou prolongamentos de sílabas e pausas excessivas que se produzem numa gaguez.

    Gagueja com muita frequência?

    Fala muito rápido?

  • Voz

    A voz é um mecanismo fisiológico que permite a emissão de som durante a fala. Alteração na qualidade vocal indica alteração ao nível da estrutura ou do movimento das cordas vocais, que pode ter origem orgânica (nódulos, pólipos) ou funcional (mau uso ou abuso vocal).

    O Terapeuta da Fala intervém na prevenção da sintomatologia, na cessação dos maus usos e abusos vocais e na prática de saúde vocal.

    Apresenta rouquidão persistente?

    Sente dores ou cansaço após uma utilização prolongada da voz?

  • Articulação verbal

    A articulação verbal é a produção de fonemas (vogais e consoantes) através de um conjunto de movimentos coordenados dos órgãos fonoarticulatórios (língua, lábios, mandíbula e dentes).

    As alterações na articulação verbal oral consistem na produção incorrecta de um ou mais sons, resultantes de alterações das estruturas anatómicas do sistema orofacial (alterações na oclusão dentária, fenda palatina…) ou de alterações nas funções orais (hábitos de sucção da chupeta, do dedo, alterações da deglutição, alterações da respiração…).

    Qualquer alteração na articulação interfere com a inteligibilidade do discurso ao nível da clareza e da capacidade dos outros o perceberem.

    Pronuncia mal alguns sons ou palavras?

    Sente que os outros têm dificuldade em compreendê-lo?

  • Linguagem escrita

    O Terapeuta da Fala intervém nos casos de dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita, como a dislexia, disgrafia ou disortografia.

    Tem dificuldade em planear e redigir textos?

    Dá muitos erros ortográficos e sintácticos?

  • Linguagem

    É uma capacidade humana complexa, através da qual as pessoas comunicam umas com as outras. Pode ser verbal (oral e escrita) ou não verbal (gestos, expressão facial e corporal).

    As alterações da linguagem oral podem ocorrer durante o desenvolvimento da criança ou após acidentes neurológicos, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismos Crânio-encefálicos (TCE) entre outros.

    O Terapeuta da Fala intervém na aquisição da linguagem oral, nos casos de atraso no desenvolvimento da linguagem e Perturbações Específicas do Desenvolvimento da Linguagem. Nas Perturbações Adquiridas da Linguagem, como a afasia, disartria ou apraxia do discurso, o foco é na reabilitação da linguagem oral.

    Diz poucas palavras?

    Faz frases curtas?

  • Comunicação

    Determinadas patologias, como as doenças degenerativas do Sistema Nervoso Central (SNC), autismo e alguns síndromes podem condicionar a comunicação da criança/adulto, impossibilitando o uso da fala e/ou linguagem escrita para comunicar.

    Nos casos de Perturbações na Aquisição e Desenvolvimento da Comunicação o terapeuta da fala intervém adequando e instalando um sistema aumentativo e/ou alternativo à comunicação.

    Não consegue comunicar de forma eficaz?

    Tem dificuldades em estruturar o discurso oral e/ou escrito?

  • Terapia da Fala

    A terapia da fala encontra-se presente em todos os ciclos da vida, desde o recém-nascido até ao idoso. Abrange áreas como a comunicação, linguagem, escrita, articulação verbal, fluência, voz, deglutição e motricidade orofacial.

    O terapeuta da fala é assim o responsável pela prevenção, rastreio, avaliação, diagnóstico e intervenção na comunicação humana e suas patologias, actuando de forma directa com os utentes, ou indirecta, com os cuidadores.

    Especialidades:

    Comunicação
    Linguagem
    Linguagem escrita
    Articulação verbal
    Voz
    Fluência
    Deglutição
    Motricidade Orofacial

  • Grupo de mobilidade para seniores

    Objectivo: realizar exercícios simples, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida. São centrados em movimentos básicos que reproduzem movimentos do dia a dia.

    Frequência: semanal
    Limite máximo: 4 pessoas
    Duração das sessões: 60 min.
    Valor: 20

  • Massagem de relaxamento

    O relaxamento muscular é um processo psicofisiológico de carácter interactivo, onde o fisiológico e o psicológico interagem sendo partes integrantes do processo, como causa e como produto.
    Estes parâmetros encontram-se divididos em duas partes: Abordagem Psicossomática e Massagem de relaxamento. A Abordagem Psicossomática centra-se num relaxamento global realizado através de pressões exercidas nas diferentes zonas do corpo seguidas de leves mobilizações. Os seus objectivos são a consciencialização do corpo, melhorar a circulação sanguínea e o relaxamento. Tem também um ponto mais específico centrado na cabeça, que é específico para alívio da dor de cabeça e de enxaquecas. A massagem de relaxamento tem também a finalidade de promover o relaxamento e desanuviar o stress, sendo uma abordagem mais mecânica e mais tradicional.

  • Massagem de pontos dolorosos

    Os acumular de stress do dia a dia, assim como as más posturas usadas no quotidiano são as principais causas de dor e de desconforto físico.

    A massagem de pontos dolorosos é uma abordagem mecânica e tradicional, realizada apenas numa zona, onde são identificados os Triger Points (pontos doloros) e são realizados pelo terapeuta pequenos alongamentos musculares locais, pontos de pressão e movimentos de vibração, que promovem a reorganização das fibras musculares (com a finalidade de remover as chamadas contracturas), melhoram a circulação sanguínea e assim o alívio da dor.

  • Reeducação postural

    Todo o nosso meio envolvente e com a utilização das novas tecnologias, adoptamos posturas erradas, que promovem um desalinhamento corporal e consequentemente dor.

    A base desta técnica é promover a consciencialização das diferentes zonas do corpo, permitindo uma melhor postura e com isso obter ganhos ao nível da diminuição da dor e por vezes ao nível da imagem da própria pessoa. Baseia-se em determinados ajustamentos dos segmentos corporais através de alongamentos musculares sobre as zonas com retracções, com o objectivo de reorganizar as miofibrilas do músculo, adquirindo-se o reequilíbrio que mantém a postura. Rege-se segundo os princípios da individualidade do individuo, causalidade e da globalidade do corpo.

  • Acupuntura em fisioterapia

    A Acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa, que de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) trata-se de um método complementar de tratamento. Consiste no diagnóstico e na aplicação de agulhas em pontos muito específicos (Pontos de Acupuntura), os quais se encontram distribuídos sobre linhas denominadas de “Meridianos”, com a finalidade de obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso a ser tratado.

    Acupuntura na Fisioterapia é uma especialização reconhecida, que consiste na aplicação da acupunctura como tratamento complementar de problemas músculo-esqueléticos como terapia para o alívio da dor, de comportamento depressivo, dificuldades motoras assim como da reorganização das sensações corporais. O fisioterapeuta pode aplicar a acupuntura complementarmente ao exercício da sua actividade profissional, desde que devidamente diplomado.

  • Tratamento da dor através de técnicas de fisioterapia e relaxamento

    Nos casos de dor crónica ou aguda o fisioterapeuta utiliza técnicas para reduzir o esforço e ajustar a postura assim como técnicas de relaxamento muscular.

    São utilizadas diferentes tipos de técnicas (alongamentos, massagem, ultra-som, TENS, calor húmido, crioterapia) que promovem a reorganização das fibras musculares, correcção postural obtendo assim um alívio da dor, ganho de mobilidade e de qualidade de vida.

  • Relaxamento imagético

    O relaxamento imagético visa a promoção de bem-estar e redução do stress e ansiedade, através de técnicas de respiração, de exploração sensorial e do imaginário recorrendo ao snozelen, e a outros estímulos visuais, auditivos, olfactivos e tácteis. Trata-se de uma técnica preventiva indicada para qualquer indivíduo, permitindo uma maior consciência corporal e de si como um todo singular.

  • Aconselhamento

    O aconselhamento psicológico tem um carácter situacional e destina-se à resolução de conflitos concretos num momento específico da vida do sujeito. Nesta modalidade os recursos existentes do indivíduo são potenciados e aproveitados facilitando quer um processo adaptativo, quer um processo de mudança de comportamentos.

  • Psicologia Sénior

    A maior parte de nós evita pensar no envelhecimento. Contudo, agir no sentido de tomar medidas preventivas é determinante para vivermos uma velhice com qualidade. O envelhecimento não é uma doença, mas um processo natural de evolução do ser humano no entanto, existe uma enorme variabilidade pois para algumas pessoas este processo é mais intenso do que para outras.

    A Consulta do Idoso permite prevenir o envelhecimento patológico e reabilitar para um envelhecimento activo e sadio, tendo sempre em consideração um rigoroso escrutínio de causalidade orgânica e das interacções medicamentosas, num grupo etário habitualmente poli medicado.
    Como asseguramos uma abordagem multidisciplinar, com cuidados progressivos e continuados, nesta consulta podem ser sugeridos: acompanhamento psicológico específico em psicoterapia individual ou de grupo, avaliação psicológica para esclarecimento de diagnóstico e avaliação de incapacidades, treino cognitivo, entre outras modalidades terapêuticas.

  • Psicologia Infantil

    A Psicologia Infantil estuda os aspectos psicológicos do desenvolvimento da personalidade e do comportamento da criança, desde o seu nascimento até à sua adolescência. É um período fundamental para o desenvolvimento físico, motor, cognitivo, perceptivo, afectivo e social. A Psicologia infantil incluí métodos específicos que prevêem e intervém na saúde mental das criança e do adolescente, considerando e abarcando o meio ambiente onde está inserida, bem como os factores de ordem biológica e genética.

    A Psicologia infantil estuda o desenvolvimento da criança e adolescente considerando os parâmetros normais do seu desenvolvimento físico, cognitivo emocional e social, sendo esta consulta da especialidade da Psicologia, realizada como forma de confirmação de um desenvolvimento ajustado e harmonioso, ou para o diagnóstico e intervenção de transtornos e/ou desarranjos, pela evidência de transtornos do comportamento e/ou transtornos emocionais.
    A infância (0-12 anos) é um período onde o ser humano se desenvolve do ponto de vista mental e psicológico e onde se definem as bases do seu carácter e da sua personalidade.

    Ludoterapia

    É através do brincar com uma selecção específica de brinquedos que é possível estabelecer uma relação terapêutica segura de forma a que a criança possa expressar e explorar plenamente o seu self (sentimentos, pensamentos, experiências, comportamentos). É uma forma natural de comunicação: o brincar, entre o terapeuta treinado e a criança.

  • Psicoterapia Psicanalítica

    É um processo psicoterapêutico de autoconhecimento e transformação interna, inspirado nas teorias psicanalíticas, que procura a compreensão e a modificação da personalidade em profundidade, a partir do seu funcionamento inconsciente.

    Possibilita a exploração e a descoberta daquilo que cada um desconhece acerca de si próprio, da sua singularidade e da natureza do seu sofrimento, baseando-se no princípio de que, além dos aspectos genéticos e orgânicos que influenciam a nossa personalidade, existem experiências significativas do passado que podem influenciar quem somos e o modo como nos comportamos e nos relacionamos no presente.
    E ao possibilitar uma experiência de clarificação e de compreensão do mundo interior, a partir da sua dinâmica inconsciente e na relação entre o paciente e o seu psicoterapeuta, a psicoterapia psicanalítica vai conduzindo à resolução dos conflitos internos e das dificuldades, a uma melhoria significativa na qualidade das relações intrapsíquicas e interpessoais e a uma transformação profunda da personalidade.

  • Consultas de Psicologia Clínica

    Consulta terapêutica aplicada a casos em que não é necessário iniciar processo terapêutico com horário e frequência pré-determinados. Consultas pontuais no tempo.

Tipos de Consulta

Atendimento Presencial

Atendimento Online

Sessões / Aulas de Grupo

A Nossa Equipa

Acordos

Inatel

Inatel

Os sócios da Inatel e os seus familiares directos usufruem de um desconto imediato de 30%.

ADSE

ADSE

Se é beneficiário da ADSE, poderá requerer o reembolso de uma percentagem do valor de cada consulta de psicologia.

Para isso, será necessário que solicite uma declaração da necessidade do acompanhamento psicológico junto do seu médico assistente ou do seu médico psiquiatra.

No caso das consultas de psicologia para crianças, essa declaração deverá ser solicitada junto do seu médico pediatra.

Seguros Axa

Seguros Axa

Trabalhamos com utilizadores destes seguros.

Contacte-nos